Google

Preciso te contar um segredo!

por

Um aluno outro dia chegou na aula e me perguntou: 

Porque é que eu entendo o que as pessoas estão falando mas não consigo falar igual?

Eu perguntei à ele: quando você ouve uma música em Português, que é a sua língua materna, você entende tudo não entende? 

Ele respondeu que sim.

Eu então fiz outra pergunta: e você consegue cantar a música depois de ouvi-la somente uma vez?

A resposta dele foi: “não”. 

Eu então perguntei: o que você precisa fazer para ser capaz de cantar a música? 

Ele disse: “ouvi-la várias vezes”.

Com o inglês não é diferente. Para que você seja capaz de usar uma expressão naturalmente você precisa ouvi-la e repeti-la várias vezes. É assim que um ator decora o roteiro da novela ou do filme. Ele “estuda” o roteiro.

Em se tratando de listening você pode usá-lo para propósitos diferentes. Você pode:

  • Ouvir para acostumar o seu cérebro com o idioma. Neste caso você pode ouvir cada hora uma coisa diferente sem precisar prestar muita atenção. Simplesmente ouça!

 

  • Ouvir para melhorar a sua pronúncia, treinar ritmo e entonação. Neste caso, você pode ouvir e tentar reproduzir o que está ouvido o mais fielmente possível. Acompanhe o listening com o script (roteiro) prestando atenção na forma como as palavras são pronunciadas faça anotações sobre a pronúncia e depois, ao mesmo tempo em que escuta, a minha sugestão é que você leia em voz alta para perceber se a sua pronúncia está igual à do áudio. Você pode também se gravar lendo e depois ouvir a  sua gravação e a original de onde você tirou o listening.

 

  • Ouvir para ganhar fluência. Neste caso,  você vai precisar ouvir várias vezes o mesmo material, vai precisar explorar as novas expressões e vocabulário e repetir a fala do que acabou de ouvir como se estivesse aprendendo a cantar uma música. Acompanhe o passo a passo:

 

o   Você ouve a primeira vez sem ler. Aí então você se dá uma nota de zero a dez do quanto conseguiu compreender;

o   Depois ouve acompanhando o script;

o   Volta no script e grifa as palavras e expressões que você não sabe;

o   Corre atrás do significado delas e anota no seu caderno de expressões ou na folha do listening onde está o script;

o   Ao mesmo tempo que você está trabalhando as expressões e o vocabulários novos, você continua ouvindo o listening e acompanhando mentalmente ou com o papel do script. Esta atividade pode levar uma semana, às vezes, mais de uma. Isto vai depender do tamanho do listening que você escolheu.

o   No final da semana, você vai ter o momento de checar o progresso.

o   Enquanto ouve o listening sem o roteiro você pode: acompanhar repetindo simultaneamente o que está ouvindo, ou escrever o que está ouvindo em uma folha de papel.

o   Se você achar que atingiu o objetivo com este listening, escolhe outro e começa o processo todo novamente.

O segredo é:

  • Ouvir o máximo possível com muita atenção (você pode ouvir 200 vezes e não aprender nada porque a sua atenção não está lá);
  • Explorar as expressões que são novas pra você;
  • Repetir até ficar natural;
  • Continuar ouvido mais e mais.

Ouça todos os dias, o máximo que puder, aumente ao máximo o seu tempo de exposição ao idioma, aprenda mais com os ouvidos do que com os olhos, mesmo porque para ouvir você não precisa parar o que está fazendo. Você pode ir para o trabalho ouvindo um podcast, uma rádio internacional, ou o cd do seu curso de inglês, um áudio book e etc.

Bom, eu vou ficando por aqui. Espero que você comece já a aplicar esta super dica na sua rotina e desejo que você veja a sua fluência melhorar como nunca!

"Eu sou uma pessoa apaixonada por aprender em ensinar! Sou alguém que há 32 anos estuda o idioma e que há 24 anos ensina o idioma. Já ajudei milhares de alunos a mudarem suas realidades com o inglês e quero ajudar você também a ser finalmente fluente e inglês! Vem comigo que eu te mostro o caminho!"

Gostou? Então, deixe o seu comentário abaixo!